Acordo de dois anos garante reajuste de 10,97%

Em virtude da conjuntura de ameaças aos direitos dos trabalhadores, o acordo de dois anos, firmado no ano passado entre o movimento sindical e os bancos, garantiu um reajuste salarial de 10,97% para os bancários neste ano. A CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) 2020/2022 estabelece o percentual equivale ao INPC dos últimos 12 meses (10,42%) mais 0,5% de aumento acima da inflação.


A conquista do Comando Nacional dos Bancários nas rodadas de negociações vai refletir nas gratificações de função e de caixa, ajuda de custo, vales refeição e alimentação, na PLR, entre outros benefícios. Importante lembrar que a primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados deve ser paga até o dia 30 deste mês, assim como o reajuste.


De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os bancários fazem parte do pequeno grupo (17,5%) que garantiu reajuste acima do INPC ao longo de 2021. 


As categorias que tiveram o salário reajustado com índice igual à inflação oficial ficaram em 32,2%. A maioria (50,3%) não conseguiu nem isso e ficou abaixo da inflação. O cenário mostra que a estratégia do movimento sindical de fechar um acordo válido por dois anos foi um acerto.