Categoria acumula 21,94% de ganho real desde 2004

É imprescindível que a luta dos sindicatos seja valorizada pelos trabalhadores. As conquistas históricas dos bancários só foram possíveis com união e mobilização das entidades sindicais e dos trabalhadores. A mesa única de negociação com bancos públicos e privados e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida para a categoria de todo o Brasil são exemplos dos resultados da organização do movimento sindical.


Para se ter ideia da força das entidades representativas, ao longo dos anos os bancários obtiveram aumentos reais (acima da inflação) consecutivos. O ganho real acumulado nos salários é de 21,94% desde 2004. O percentual é ainda maior nos pisos salariais. A categoria acumula aumento real de 43,56%, já que em muitos anos, os pisos tiveram reajuste diferenciado, acima do reajuste geral dos salários.


A vitória da campanha salarial no ano passado foi o acordo firmado com os bancos com validade de dois anos que garantiu, dentre outros itens, reajuste de 10,97% sobre salários e demais verbas, como VA e VR, PLR e outros, para este ano.