Concurso na Caixa exclusivo para PCDs deixa a desejar

Foi lançado concurso público exclusivo para PCDs (pessoas com deficiência) na Caixa. A abertura de 1 mil vagas para técnico bancário novo, com exigência de ensino médio, além de cadastro reserva, deveria ser uma boa notícia, mas ainda está longe de suprimir o déficit do quadro de pessoal. São 20 mil empregados a menos nos últimos anos por conta do desmonte da estatal. 


Em julho, a direção da instituição financeira anunciou que contrataria 4 mil novos trabalhadores, sendo mil PCDs e 3 mil que dependeria de autorização da Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais). Mas, o que os sindicatos cobram há muito tempo é a convocação dos aprovados no concurso de 2014, pois dos mais de 30 mil candidatos aptos a assumirem as vagas, menos de 10% foram chamados até hoje.


Vale destacar que o concursa aberto, na sexta-feira (10/09), pode inscrever pessoas com deficiência para duas modalidades para o cargo de técnico bancário novo: atendimento em agências ou a área de tecnologia da informação. 


Hoje, a Caixa possui 145,7 milhões de clientes e 81.876 empregados. Ou seja, um bancário deve atender 1.780 correntistas. Impossível. O banco e o governo federal deveriam anunciar a convocação do último concurso urgente para amenizar a sobrecarga de trabalho. 


Inscrições
As inscrições para o concurso da Caixa podem ser feitas no site da Fundação Cesgranrio até o dia 27. A instituição financeira comunicou que os empregados terão direito a benefícios, como PLR (Participação nos Lucros nos Resultados), plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação, vale transporte e auxílio creche. A remuneração inicial é de R$ 3 mil.