Proposta do Saúde Caixa mantém o plano viável

Na quinta e sexta-feira da próxima semana (28 e 29/10), a proposta para a sustentabilidade do Saúde Caixa será avaliada pelos empregados da Caixa, da ativa e aposentados, em assembleia virtual. Os trabalhadores da base do Sindicato dos Bancários da Bahia podem votar pelo site www.bancariosbahia.org.br.


Resultado de intensa luta do movimento sindical, a proposta mantém princípios fundamentais para a viabilidade do plano: a solidariedade (cada indivíduo contribui de acordo com sua capacidade), o pacto intergeracional (cuja renda e não idade que determina o valor do plano), e mutualismo (todos contribuem).


A mobilização das entidades representativas forçou a Caixa a aceitar a minuta apresentada. Apesar disso, a gestão Pedro Guimarães tenta fazer campanha contra à aprovação da proposta. Mas, o que não é divulgado foi o período de mais de um ano em que mais de dois mil novos empregados novos, a maioria pessoas com deficiência (PCDs), ficaram sem a assistência médica, justamente durante a pandemia de Covid-19.


Cobertura
Outro problema enfrentado pelos trabalhadores é que a atual direção da Caixa, subordinada ao governo Bolsonaro, atua para o fim da cobertura do Saúde Caixa após a aposentadoria. Ainda quer individualizar a mensalidade e extinguir a cobrança por grupo familiar, deixando o plano parecido com as assistências médicas de mercado.