Notícia

[Mundo entra na 4ª onda de Covid-19, diz OMS ]

Mundo entra na 4ª onda de Covid-19, diz OMS 

Postado dia: 25/11/2021 - 10:32

A população deve ficar alerta aos cuidados contra a Covid-19. O mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia, segundo avalia a OMS (Organização Mundial da Saúde). 


O vírus continua evoluindo com variantes mais transmissíveis. Porém, em razão da vacinação houve uma dissociação entre casos e mortes. Embora os casos estejam subindo, o número de óbitos permanece estável, em decorrência da imunização. 


Importante destacar que a vacinação reduz as hospitalizações, mas não barra a transmissão. A desinformação, a desigualdade no acesso à vacinas no mundo e a resistência de algumas pessoas são problemas responsáveis pela alta de casos. 


Em todo o mundo, foram aplicadas mais de 7,5 milhões de doses. Em países de baixa renda, há menos de 5% das pessoas com pelo menos uma dose. No Brasil, o índice é de 74,24%. 


O futuro da crise sanitária depende de uma série de fatores, entre eles está a imunidade populacional, acesso à medicamentos, adoção de medidas sociais de saúde pública e aderência da população às políticas. 


No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quer controlar as fronteiras contra a Covid-19, mas Jair Bolsonaro recusa e chegou até afirmar que o país "tem de conviver com ele (o vírus)". Desumano.