Pesquisa analisa Síndrome de Burnout nos bancários

A Síndrome de Burnout apresenta um crescimento expressivo entre os bancários por conta do excesso de trabalho. É um distúrbio que tem como sintomas esgotamento físico e psicológico, baixa realização profissional, caracterizada por sensações e sentimentos de baixas eficácia e autoestima, distanciamento afetivo dos demais e certa insensibilidade ou perda do sentido do eu. Infelizmente, uma realidade bem conhecida pela categoria.


Por isso, a pesquisa da UCP (Universidade Católica de Petrópolis) vai analisar os casos com os trabalhadores. Todos os bancários podem responder e não precisa ter algum sintoma. A participação dos empregados é extremamente importante. Para responder o questionário, basta acessar o link https://forms.gle/TTaD9f8QzGeTYvXW8


A intenção é melhorar a compreensão de fatores associados à Burnout, ampliando a possibilidade de diagnóstico e de tratamento para os bancários, que vivem sobrecarregados pela pressão por resultados nos bancos. Ainda quer apontar para as causas da ocorrência do transtorno e contribuir com propostas de cuidados com a saúde. A pesquisa também pretende ajudar a entender melhor a realidade, auxiliar a ação sindical para enfrentar a situação que atinge boa parte da categoria.