Notícia

[Aglomeração nas agências bancárias preocupa ]

Aglomeração nas agências bancárias preocupa 

Postado dia: 13/01/2022 - 15:26

As aglomerações nas agências bancárias são problemas desde o início da pandemia. O grande volume de pessoas tem preocupado o Sindicato. Com as unidades cheias, o risco de contaminação aumenta, sobretudo com a circulação da variante Ômicron, muito mais transmissível.


Em decorrência do crescimento dos casos positivos, mais de 60 agências estão fechadas no Estado. O momento é de alerta. Para resguardar a vida dos bancários e clientes, foi protocolado, na Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Indicação 608/2021 que estabelece a exigência de cartão de vacinação para acesso às agências.


De autoria do vereador e presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, a iniciativa visa dar mais segurança a todos e a conferência do documento pode ser feita por meio do cartão impresso ou digital. Os bancos também precisam endurecer os protocolos de segurança.


Outra medida que pode amenizar o crescimento da contaminação é a volta ao horário reduzido nas unidades, implantado no início da pandemia. A intenção é levar a demanda para o Comando Nacional dos Bancários para discutir a redução do horário de atendimento novamente com os bancos, afim de reduzir o tempo de exposição da categoria e clientes no ambiente.


Números
Para se ter ideia, a Bahia possui 6.174 pessoas infectadas pela doença, o maior número desde julho do ano passado. A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento de Covid está em 63%. Dos 564 leitos disponíveis, 353 estão ocupados.