Notícia

[No Itaú, GT cobra medidas contra a Covid]

No Itaú, GT cobra medidas contra a Covid

Postado dia: 13/01/2022 - 14:55

O GT de Saúde do Itaú se reuniu com a direção da empresa, nesta quarta-feira (12/01), para solicitar providências contra a nova onda de Covid e o surto de gripe. Os representantes dos trabalhadores solicitaram reforço nos protocolos de segurança, a fim de minimizar o contágio.


Entre as reivindicações, o fornecimento de máscaras N95, limitação do número de clientes nas agências e além da testagem de todos os bancários e terceirizados. Os bancários também querem respeito ao protocolo de distanciamento nas unidades, assim como o fechamento de agências e higienização adequada em casos de contaminação, além da ampliação da equipe de teleconsulta, não direcionamento de trabalhadores de agências contaminadas, e reavaliação do horário de funcionamento,  que voltou ao normal no início deste mês.


Na oportunidade, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Ricardo Guimarães, e a diretora da Feeb, Andréia Sabino, reivindicaram que o Itaú não siga o novo prazo de afastamento estabelecido pelo Ministério da Saúde e mantenha os 10 dias recomendados anteriormente. Outra pauta levantada pelos representantes é sobre a resistência de alguns gestores em cumprir os protocolos.


Os representantes do Itaú informaram que as medidas estão sendo revistas e firmaram o compromisso de responder à demanda. Também foi informado que houve revisão no programa de retorno ao trabalho e o funcionário afastado por mais de 180 dias será encaminhado direto ao programa, e ausências em períodos inferiores, caberá à médica ocupacional encaminhar no exame de retorno. Atendendo a uma antiga reivindicação dos trabalhadores, os atestados médicos poderão ser cadastrados diretamente no IU Conecta, sem passar pelos gestores.


A próxima reunião está marcada para o dia 31 de janeiro. Mas, as questões sobre a pandemia, por serem urgentes, podem ter respostas antecipadas.