Fenaban recebe pauta. Primeira negociação é quarta

A campanha salarial dos bancários entra em fase decisiva. A primeira rodada de negociação, inclusive, acontece na quarta-feira, 22 de junho. Dia 27 Comando Nacional e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) voltam a debater os pontos da minuta. O calendário foi definido durante a entrega da pauta, nesta quarta-feira (15/06). 


A direção da Caixa e do Banco do Brasil também receberam as pautas específicas. O diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade, representou o SBBA e a Federação da Bahia e Sergipe.


A categoria quer reajuste salarial com a reposição da inflação mais aumento real de 5%. O documento tem ainda outros itens importantes, como a manutenção dos direitos e dos empregos, aumento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), combate ao assédio moral e fim das metas abusivas. 


Entre as cláusulas sociais, questões referentes à saúde, já que um terço dos trabalhadores usam medicamentos controlados. Vale lembrar que mesmo com as crises econômica e sanitária, o setor bancário segue com lucro bilionário. No primeiro trimestre do 2022, o lucro líquido dos cinco maiores bancos do país foi de R$ 28 bilhões. 


Processo eleitoral
O processo eleitoral também é uma preocupação da categoria. Os bancários querem comprometimento dos bancos com a defesa da democracia e com a retomada do crescimento econômico e social do país. A busca é por um Brasil com equidade, sem preconceito, com geração plena de emprego, salário digno e mais investimentos em saúde e educação.