PL retira da Caixa execução das novas loterias

Mais um ataque do governo Bolsonaro ao papel social da Caixa. Desta vez, a Câmara dos Deputados tenta aprovar o Projeto de Lei 1.561/2020 que cria as loterias da saúde e do turismo.  O texto, modificado no Senado, está previsto para voltar à pauta na segunda-feira (20/06). 


O PL retira da Caixa a operacionalização das novas loterias e propõe que 95% da arrecadação seja enviada à instituição privada operada, restando um repasse de apenas 5% para saúde, turismo e políticas de esporte.


Um verdadeiro atentado à sociedade. Enquanto mais de 33 milhões de brasileiros passam fome, Jair Bolsonaro segue se empenhando para fatiar o único banco 100% público do país. 


Atualmente, os recursos arrecadados pelas loterias da Caixa são fundamentais para o desenvolvimento do país. Cerca de 30% do valor total arrecadado é investido em programas sociais. Em 2021, o total de arrecadação foi de R$ 18,5 bilhões. Destes, R$ 7,5 bilhões tiveram destinação social.


Um dos opositores ao novo texto, o deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA), destaca que o projeto lança mão de temas que sensibilizam a população para entregar a grupos privados a execução dos jogos de azar. “O governo Bolsonaro utiliza o turismo e a saúde para entregar a grupos privados a estruturação de jogos de azar, que só repassará 4%, 5% para as áreas. Isso é uma farsa [que] fragiliza o papel da Caixa”.