OMS decreta emergência global pela varíola dos macacos 

Os brasileiros devem se cuidar. O sinal de alerta para uma nova crise sanitária voltou a surgir após a OMS (Organização Mundial da Saúde) ter decretado emergência global pela varíola dos macacos, doença antes restrita a poucos países africanos agora foi registrada em 75, com 16 mil casos, sendo mais de 800 no Brasil. 


Com isso, o país figura entre os 10 com mais registros da varíola dos macacos. Um cenário preocupante. Ainda mais que a transmissão ocorre pelo contato com secreções da pele ou mesmo por gotículas de saliva lançadas ao falar, respirar, beijar, tossir ou espirrar, além do toque em objetos com resíduos de fluidos das lesões de uma pessoa com a doença. 


O período de incubação do vírus da varíola dos macacos pode durar até três semanas. Entre os sintomas estão febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, manchas vermelhas e lesões no rosto, que se espalham para o corpo. Para reduzir o risco de contaminação, é fundamental lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool gel, usar máscara facial e evitar o contato com pessoa contaminada.