Notícia

[Descaso do governo Bolsonaro gera atraso na vacinação ]

Descaso do governo Bolsonaro gera atraso na vacinação 

Postado dia: 23/11/2022 - 11:18

Como consequência do descaso e negacionismo do governo Bolsonaro, os programas de vacinação executados pelo Ministério da Saúde estão com atraso generalizado. Prejuízo na imunização contra a Covid-19 e outras doenças, como poliomielite, difteria e tuberculose. Foi o que constatou o GT (grupo técnico) da Saúde do Gabinete da Transição.


As baixas coberturas vacinais são evidentes. Não há cobertura vacinal adequada para imunizar bebês com menos de 1 ano hoje. No caso da Covid-19, o problema também é preocupante, sobretudo com aumento de casos por conta da nova onda da doença.

 

Segundo o GT da Saúde, 85 milhões ainda não tomaram a terceira dose contra a Covid-19. A situação ainda piora. Por conta do descaso e falta de planejamento do governo Bolsonaro, falta a dose para as crianças de 3 anos em diante e não foi feita a dose de reforço das crianças acima de 10 anos.

 

Mesmo assim, as vacinas conseguiram salvar mais de 58 mil pessoas com mais de 60 anos apenas entre janeiro e agosto de 2021 no país, segundo estudo publicado na revista científica Lancet Regional Health Americas nesta segunda-feira (21/11).