Mais de 56,5 milhões de pessoas passam fome na AL

Infelizmente, a fome assombra a população da América Latina e Caribe. Entre 2019 e 2021, o número de pessoas sem comida na mesa elevou em 13,2 milhões, alcançando 56,5 milhões, crescimento de 30% no período. 


O relatório de instituições da ONU (Organização das Nações Unidas) aponta que a disparada da inflação dos alimentos e da pobreza extrema são fatores que aumentam a insegurança alimentar e a fome. 


Sem falar que os cidadãos sentem não apenas a inflação dos alimentos, como também a alta do preço internacional dos produtos básicos, que chegou a aumento médio de 11,7% em setembro de 2021. 


O estudo ainda mostra que a insegurança alimentar atingiu 40,6% da população da região. No total, 267,7 milhões de pessoas foram afetadas. Para este ano, a estimativa de que 81,8 milhões de pessoas vivam na pobreza extrema. 


Para combater a fome, especialistas recomendam medidas como o fortalecimento dos sistemas de proteção social nas áreas rurais e a eliminação das restrições ao comércio internacional de alimentos.