PL que ataca direitos a greve dos bancários é barrado

Novamente, a mobilização dos sindicatos junto a parlamentares de oposição resultou em vitória para a categoria. Foi barrada, nesta quarta-feira (14/12), a votação do Projeto de Lei 817/2022, que tem como pretensão colocar como atividade essencial o trabalho dos bancários, portanto, acabar com o direito de greve dos trabalhadores dos bancos.


Como parte de uma negociação na CTASP (Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público) da Câmara dos Deputados, onde o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) foi mais uma vez fundamental, a pauta nociva à categoria bancária foi retirada de pauta. ”Claro que o projeto não será mais votado nesse período legislativo. E espero que também não seja mais colocado em pauta na legislatura seguinte, porque não há nenhuma razão para impedir que o bancário tenha seu direito de reivindicação ou de greve, que é um direito legítimo”, reforçou o parlamentar.


O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, comemorou a conquista, pois o PL ainda poderia minar a força das negociações salariais e de outros benefícios, a exemplo da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). “Conseguimos barrar mais uma vez o Projeto de Lei que atacava o direito de greve dos bancários. Agradecemos ao deputado Federal Daniel Almeida por todo empenho”.