Mercúrio contamina 40% das crianças yanomamis 

O cenário nas terras Yanomamis é tão crítico que atualmente 4 em cada 10 crianças estão contaminadas por mercúrio, segundo dados do Ministério dos Povos Indígenas. Os números mostram o genocídio contra os indígenas posto em prática pelo governo Bolsonaro. Em quatro anos, 570 crianças com menos de 5 anos morreram por causas evitáveis.

O garimpo ilegal é a principal causa da crise humanitária que acontece nas terras Yanomamis. O cenário é tão crítico que atualmente 4 em cada 10 crianças estão contaminadas por mercúrio, segundo dados do Ministério dos Povos Indígenas.


Os números mostram o genocídio contra os indígenas posto em prática pelo governo Bolsonaro. Em quatro anos, 570 crianças com menos de 5 anos morreram por conta da desnutrição, malária e outras causas evitáveis. Somente em 2022 foram 99 óbitos.    
 

O mercúrio é um elemento altamente tóxico e foi encontrado com uma concentração 32 vezes superior ao limite seguro. A substância, amplamente utilizada na mineração de ouro, contamina os peixes e a água, consumidos pelos indígenas, principalmente as crianças.  
 

O descaso é mais uma mancha da barbárie feita pelo governo Bolsonaro, deixando os indígenas com alto índice de desnutrição, principalmente infantil e de idosos. Além disso, diversas doenças estão concentradas como malária, verminoses e bicho do pé.