Caixa vai ter reforço de 800 empregados em junho

A pressão do movimento sindical surtiu efeito e, a partir de junho, a Caixa vai contratar 800 aprovados no concurso público de 2014. A convocação é positiva e mostra que a atual gestão está atenta às reivindicações dos empregados

A pressão do movimento sindical surtiu efeito e, a partir de junho, a Caixa vai contratar 800 aprovados no concurso público de 2014. A convocação é positiva e mostra que a atual gestão está atenta às reivindicações dos empregados, embora ainda precise de mais para suprir a real demanda. 


Para se ter ideia, o banco encerrou o 1º trimestre de 2023 com 86.741 trabalhadores, 109 a menos do que há um ano. Já a carteira de correntistas e poupadores cresceu em 5 milhões no período. Hoje, cada empregado é responsável por 1.744 clientes. Desumano.


O déficit de pessoal na Caixa é um problema antigo. Ainda reflexo do desmonte imposto pelos governos Temer e Bolsonaro. Há anos os sindicatos cobram a recomposição do quadro para desafogar as agências, reduzir a sobrecarga e o adoecimento. 


Agora, com a boa notícia, na Bahia, o Sindicato amplia a movimentação para que as agências do Estado ganhem o reforço tão necessário. “Estamos em campo, lutando para que tenham contratações na Bahia”, conclui o presidente da entidade, Augusto Vasconcelos.


“Sem dúvidas, é uma sinalização positiva. Mas, é preciso que a atual gestão dê outros passos importantes, como a suspensão do PQV (Programa de Qualidade de Vendas) punitivo”, destaca também o secretário-geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, integrante da CEE (Comissão Executiva dos Empregados).