GTI propõe valorização e reestruturação do trabalho

Na terça-feira (23/05), ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho, com propostas de reestruturação das relações de trabalho e valorização da negociação coletiva, instituída pelo decreto nº 11.477, de 06 de abril de 2023

No cenário recente, marcado pela destruição da legislação trabalhista, o GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) trata sobre a democratização das relações de trabalho e pelo fortalecimento do diálogo junto ao governo Lula. 


Na terça-feira (23/05), ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho, com propostas de reestruturação das relações de trabalho e valorização da negociação coletiva, instituída pelo decreto nº 11.477, de 06 de abril de 2023.


O presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adilson Araújo, que participou do encontro, ressaltou a importância de movimentos sindicais e governo estreitarem os laços. “O novo ciclo que se inaugurou com a eleição do presidente Lula reclama atenção para um projeto nacional de desenvolvimento assentado na valorização do trabalho”, ressaltou. 


Com base na compreensão de que o trabalho é um direito fundamental do ser humano e as relações laborais devem ser pautadas por princípios de equidade, dignidade e justiça, a proposta do GTI visa estabelecer um novo marco legal que assegure a valorização da negociação coletiva como meio de promoção de acordos justos e efetivos entre empregadores e trabalhadores.