BC restringe transferências para contas suspeitas
De acordo com o BC, as empresas deverão utilizar todos os recursos disponíveis, como bases de dados públicas e privadas, além de sistemas eletrônicos, para fazer a identificação.
Por Redação
As instituições financeiras terão de bloquear transferências de recursos para contas com indícios de envolvimento em fraudes. A medida do Banco Central tem efeito imediato, mas os bancos e demais organizações têm até o dia 13 de outubro para adaptar os sistemas às novas exigências.
De acordo com o BC, as empresas deverão utilizar todos os recursos disponíveis, como bases de dados públicas e privadas, além de sistemas eletrônicos, para fazer a identificação. A decisão vem justamente quando investigações revelaram o uso de Fintechs em esquemas de lavagem de dinheiro ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital).
O Banco Central também impôs um limite de R$ 15 mil para operações via Pix e TED destinadas a organizações de pagamento que ainda não têm autorização definitiva para funcionar ou que operam de forma provisória enquanto aguardam aprovação regulatória.