Comissão do BNB cobra melhorias internas

BNB e Comissão debatem PLR, PCR, teletrabalho, PDV e melhorias internas em reunião.

Por Itana Oliveira

Nesta quarta-feira (10/09), a Comissão Nacional dos Funcionários e a direção do Banco do Nordeste se reuniram, em Fortaleza (CE), para debater a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que foi antecipada e creditada no dia seguinte à reunião, além de outros temas como o Programa Convergente, Plano de Cargos e Remuneração, teletrabalho e reclassificação de agências.


O banco apresentou o Programa Convergente, iniciativa que pretende reduzir a burocracia e ampliar o feedback entre instituição e funcionários. A proposta é que o programa seja implementado em janeiro de 2026.


Outro tema discutido foi o lançamento do PDV (Plano de Demissão Voluntária) e do Programa AmadureSer, uma jornada que orienta o bancário sobre os passos a seguir caso deixe o BNB, funcionando como um plano de vida para quem vai se aposentar. Outra novidade é o projeto De Bem com as Finanças, voltado para educação financeira.


A Comissão cobrou respostas sobre o PCR. O banco informou que ainda não há prazo definido para a implementação, pois o projeto está em tramitação nas instâncias internas antes de ser enviado à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). Também foi abordado o teletrabalho, que tem sido reduzido no BNB. Atualmente, cerca de 400 trabalhadores atuam nessa modalidade, e a instituição confirmou a tendência de diminuição.


A classificação das agências também foi pauta da reunião. A Comissão afirmou que a metodologia atual é equivocada e precisa ser revista com urgência. Até que isso ocorra, solicitou que a remuneração dos funcionários não seja afetada.


Outros temas debatidos incluíram as certificações Anbima, o curso preparatório para o CPA-20 e o encerramento dos grupos focais de gênero e de raça/cor. Os próximos encaminhamentos preveem a instalação de grupos voltados para PcD e mulheres. A Comissão também cobrou melhorias na manutenção dos prédios e o abono do dia 31 de dezembro.


Foi denunciado ainda que funcionários com direito à jornada reduzida por serem pais de filhos com deficiência têm sido preteridos em promoções. Muitos sequer solicitam o benefício por receio de serem prejudicados. 
 

Últimas notícias