O SUS é referência. Doa a quem doer
A notícia de que cinco hospitais públicos brasileiros estão entre os melhores do mundo reforça que o SUS (Sistema Único de Saúde), que há 35 anos se consolida como uma das maiores conquistas da democracia, não pode, jamais, ser privatizado. Pelo contrário, deve ser fortalecido.
Por Ana Beatriz Leal
Não importa o que diz a milícia virtual coordenada pela extrema direita, que tenta a todo tempo descredibilizar o Estado, pois os dados e as ações comprovam. A notícia de que cinco hospitais públicos brasileiros estão entre os melhores do mundo reforça que o SUS (Sistema Único de Saúde), que há 35 anos se consolida como uma das maiores conquistas da democracia, não pode, jamais, ser privatizado. Pelo contrário, deve ser fortalecido.
O levantamento da revista Newsweek, que seleciona os principais centros médicos especializados em todo o mundo, revela ainda que o país aparece em oito das 12 áreas avaliadas.
A lista tem como destaque o InCor (Instituto do Coração), vinculado ao Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo). A unidade ficou no 12º lugar global em cardiologia e o 28º em cirurgia cardíaca, sendo o brasileiro mais bem posicionado nestas especialidades.
Na capital paulista, outros três hospitais aparecem na lista: o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e o Unifesp (Hospital de Ensino da Universidade Federal de São Paulo). Há ainda o Unicamp (Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas).
A boa colocação no ranking reafirma também a importância dos hospitais universitários, ligados, portanto, às universidades federais que, em período recente, foi atacada pelos dois últimos presidentes ultraliberais brasileiros, Temer e Bolsonaro.
Além de serem centros de formação de profissionais na área da saúde e prestarem apoio ao ensino, pesquisa e extensão das instituições federais do ensino superior, os hospitais universitários são referência nos procedimentos de média e alta complexidade do SUS. É quem está de portas abertas à população.