Expectativa sobre novo índice da Selic
Por Rose Lima
Apesar de um cenário econômico de inflação sob controle, crescimento sustentado e geração de empregos, o Banco Central deve mais uma vez ignorar as necessidades do povo brasileiro e manter a Selic em absurdos 15% ao ano.Pelo menos, é a projeção feita pelo mercado. A decisão será tomada hoje, pelo Copom (Comitê de Política Monetária).
Caso se confirme, a política fere os interesses nacionais,beneficiando apenas o mercado financeiro, especuladores e rentistas, enquanto encarece o crédito, dificulta a retomada de investimentos e sufoca famílias e empresas.
Uma taxa de juros nesse patamar serve exclusivamente para garantir lucros fáceis a quem vive de aplicar dinheiro, e não de trabalhar ou produzir. Enquanto isso, os pequenos empresários seguem sem acesso ao crédito. Os trabalhadores continuam pagando juros extorsivos no cartão de crédito, no financiamento do carro ou no empréstimo consignado.
Os dados estão aí para provar que a manutenção da Selic em 15% é um crime contra a economia nacional. A inflação está dentro da meta e com tendência de queda(4,83%), segundo o Boletim Focus, o país está em ritmo constante de geração de empregos (129.190 novos postos em agosto, de acordo com o Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e a indústria respira.