PLR do Santander no último dia: 30 de setembro

O Santander deixou para pagar a primeira parcela da PLR nos 45 minutos do segundo tempo, como dizem por aí. O crédito cai em 30 de setembro, data limite estabelecida pela CCT. No mesmo dia o banco paga o PPE-PPG. 

Por Ana Beatriz Leal

O Santander deixou para pagar a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) nos 45 minutos do segundo tempo, como dizem por aí. O crédito cai em 30 de setembro, data limite estabelecida pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). No mesmo dia o banco paga o PPE-PPG (Programa Próprio Específico e Programa Próprio para Cargos de Gestão). 
 

Importante relembrar que a PLR só é realidade, graças à negociação coletiva e a mobilização dos trabalhadores. O benefício também está previsto na lei nº 10.101/2000. 
 

O banco também paga o PPRS (Programa Próprio de Resultados do Santander), juntamente com a segunda parcela da PLR (até 30 de março), negociado com os sindicatos e previsto no acordo aditivo. 
 

Ainda há os programas internos de remuneração variável. O PPE é destinado apenas para as áreas elegíveis. Já o PPG é voltado aos gestores. Estes não são negociados com o movimento sindical, atendem a critérios unilaterais definidos pelo Santander, a exemplo de metas de produtividade e avaliações de desempenho. Como mudam muitas vezes, diversos grupos de trabalhadores acabam ficando de fora.