Outubro Rosa: prevenção o ano todo

Consciência e autocuidado. Ciente do compromisso com a saúde das bancárias, constantemente expostas à pressão, metas abusivas e adoecimento mental e físico.

Por Rose Lima

O Outubro Rosa é mais do que um mês de campanha e muito mais do que um laço. É consciência e autocuidado. Ciente do compromisso com a saúde das bancárias, constantemente expostas à pressão, metas abusivas e adoecimento mental e físico, o Sindicato da Bahia realizou, nesta terça-feira (28/10), uma série de visitas às agências do Centro de Salvador para reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama.

 


A recepção foi boa. Trabalhadoras e clientes ouviram com atenção as orientações compartilhadas. A diretora de gênero, Martha Rodrigues, destacou que a luta pela saúde não pode ser lembrada apenas em outubro. “Temos de cuidar da saúde o ano todo e isso vale também para os homens. A prevenção precisa ser rotina”, afirmou.

 


A presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Andreia Sabino, reforçou que o ambiente bancário, marcado por cobranças excessivas e jornadas intensas, acaba afastando muitas mulheres do cuidado com o próprio corpo. “Sabemos como é o dia a dia nos bancos, principalmente para as mulheres. Mas, é temos de lembrar que quando o câncer é descoberto no início, as chances de cura chegam a 100%”.

 


Para a diretora da Feeb, Karem Santana, o Outubro Rosa é também um convite à mudança de hábitos. “Precisamos transformar o autocuidado em parte da rotina, em casa e no trabalho”.