Saúde Caixa em disputa. É Chapa 2 para proteger direitos
Composta por empregadas e aposentados com ampla experiência na luta sindical, a Chapa 2 conta, entre seus integrantes, com Érico César Gomes Jesus, diretor do Sindicato.
Por Ana Beatriz Leal
A eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, marcada para o período de 13 a 16 de janeiro de 2026, representa um momento decisivo na luta pela preservação de direitos históricos, hoje ameaçados pelo teto estatutário e por sucessivas tentativas de redução do plano.
Em um contexto de crescente financeirização e de práticas de gestão que desconsideram as pessoas, a Chapa 2 – Movimento pela Saúde se afirma como um espaço de resistência e compromisso com a defesa do acesso à saúde.
Com uma trajetória marcada pela defesa do modelo solidário, a Chapa 2 tem histórico de enfrentamento a propostas que fragilizam o Saúde Caixa e colocam em risco o atendimento aos empregados e aposentados.
O Sindicato dos Bancários da Bahia orienta o voto na Chapa 2 justamente pela atuação consistente e combativa, que já garantiu importantes vitórias para a categoria.
Foi o Movimento pela Saúde que conseguiu impedir a cobrança por faixa etária, barrar reajustes abusivos previstos para 2025 e 2026 e conter alterações estruturais que poderiam comprometer a sustentabilidade do plano. Entre as propostas estão o fim do teto estatutário, a manutenção do custeio solidário (70% de responsabilidade da Caixa e 30% dos empregados), além do fortalecimento da transparência e da melhoria na qualidade do atendimento.
Composta por empregadas e aposentados com ampla experiência na luta sindical, a Chapa 2 conta, entre seus integrantes, com Érico César Gomes Jesus, diretor do Sindicato.
