BC bloqueia milhares de tentativas de fraude

Segundo dados da autarquia, 545 mil pessoas ativaram a proteção, enquanto as instituições financeiras realizaram 33 milhões de consultas para checar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares.

Por Itana Oliveira

Em pouco mais de um mês de funcionamento, a plataforma BC Protege+, criada pelo Banco Central, já bloqueou 111 mil tentativas de abertura de contas fraudulentas. Segundo dados da autarquia, 545 mil pessoas ativaram a proteção, enquanto as instituições financeiras realizaram 33 milhões de consultas para checar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares.

 

As informações evidenciam a necessidade dos bancos e usuários reverem os modelos de segurança, principalmente com a expansão dos serviços digitais.

 

O sistema do BC permite que o cidadão informe oficialmente que não autoriza a abertura de contas em seu nome, nem a inclusão como titular ou representante em contas de terceiros. A partir disTo, os bancos são obrigados a consultar o sistema antes de concluir qualquer abertura.

 

A ferramenta funciona como uma camada extra de segurança contra fraudes de identidade, evitando que contas e produtos financeiros sejam criados de forma ilegal. O serviço é gratuito e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento pelo usuário.