Sindicato faz campanha por atendimento nos bancos

Entidade alerta a população sobre direito garantido pela legislação por atendimento presencial nas agências

A legislação e a resolução 4.746 do Banco Central garantem a todo cidadão o direito de ter atendimento com um funcionário nas agências. Mas, os bancos ignoram, tiram os clientes das unidades e empurram para as plataformas digitais ou correspondente bancário. 


Para alertar a população, o Sindicato dos Bancários da Bahia realiza uma grande campanha, com visitas às agências e publicidade em diversos bairros de Salvador.


Enquanto impedem o atendimento presencial, colocando os funcionários em uma situação extremamente complicada, os bancos fecham unidades por todo o país e demitem. Para se ter ideia, o Bradesco, uma das organizações que mais usam a prática, encerrou as atividades de 83 agências no ano passado.  


Dinheiro não falta mudar a política e atender os clientes com dignidade conforme determina a legislação vigente. O Bradesco, por exemplo, segundo maior privado do país, obteve lucro líquido contábil de R$ 20,732 bilhões em 2022. Portanto, é possível contratar, oferecer atendimento presencial e acabar com a sobrecarga do funcionário.