Movimentos e sindicatos se reúnem na Argentina

Organizações sociais, sindicais e movimentos populares da Celac (Comunidade de Estados da América Latina e Caribe) participam de evento que acontece na Argentina, em Buenos Aires, para debater temas como, desarmamento nuclear, agricultura familiar, cultura, energia e meio ambiente, desigualdade social, combate à fome, combate à extrema-direita.

Nesta segunda-feira (23/01) ocorre um grande encontro entre organizações sociais, sindicais e movimentos populares, reunindo cerca de 300 dirigentes dos países da Celac (Comunidade de Estados da América Latina e Caribe), evento que acontece na Argentina, em Buenos Aires. 


A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos é um bloco criado no México, em 2010, que reúne 33 países. A oficialização do grupo, no entanto, ocorreu em 2011.


As principais pautas contam com temas relacionado ao desarmamento nuclear, agricultura familiar, cultura, energia e meio ambiente, desigualdade social, combate à fome, combate à extrema-direita, bloqueio dos EUA a países da região e a presença de bases militares em zonas estratégicas. 


O Brasil tinha deixado o bloco havia dois anos, durante o governo Bolsonaro, onde o país era protagonista. No entanto, o governo Lula, por meio do Ministério das Relações Exteriores, informou o retorno do país à Celac.