Mais de 60% da população não confia no Congresso

Apenas 3% dos entrevistados dizem confiar “muito” nos parlamentares, o menor índice entre todas as instituições públicas avaliadas.

Por Itana Oliveira

Ao contrário do que é esperado diante do avanço da democracia, o abismo entre o Congresso Nacional e o brasileiro se alonga cada vez mais. Segundo pesquisa do AtlasIntel, divulgada pela Bloomberg, 63% da população afirmam não ter nenhuma confiança no Legislativo, dado alarmante que apenas reafirma a ausência do povo nas decisões que regem o país. 

 

Apenas 3% dos entrevistados dizem confiar “muito” nos parlamentares, o menor índice entre todas as instituições públicas avaliadas. O governo federal alcança 38% de credibilidade, seguido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com 36%. O Judiciário mantém o alarme, apenas 22% dos entrevistados afirmam acreditar. 

 

Este descrédito ocorre justamente em um momento quando o Congresso concentra poderes sobre pautas decisivas, como a reforma tributária e o fim da escala 6x1, onde o trabalhador é raramente representado, ainda que seja a pauta principal.

 

A pesquisa foi feita entre os dias 27 e 30 de junho, com 2.621 pessoas em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.