Mutirão para renegociação de dívidas

A ação oferece condições especiais para renegociação de dívidas bancárias, como parcelamentos, descontos ou redução de juros, de acordo com as regras de cada instituição participante.

Por Itana Oliveira

Durante todo o mês de novembro, consumidores com dívidas em atraso poderão participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira promovido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em parceria com o Banco Central, Procons e a Secretaria Nacional do Consumidor.

 

A ação oferece condições especiais para renegociação de dívidas bancárias, como parcelamentos, descontos ou redução de juros, de acordo com as regras de cada instituição participante. Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades, desde que não envolvam bens em garantia ou estejam prescritas.

 

As negociações podem ser feitas diretamente pelos canais oficiais dos bancos ou por meio do site Consumidor.gov.br. Para utilizar a plataforma, é necessário possuir conta nível prata ou ouro no portal Gov.br.

 

Mais de 160 instituições participam do mutirão, que também incentiva práticas de educação financeira. Pessoas superendividadas devem procurar atendimento nos Procons, onde é possível elaborar um plano de pagamento adequado com apoio técnico.

 

Dívidas não bancárias, como as contraídas com empresas de varejo, telecomunicações ou concessionárias, podem ser renegociadas paralelamente no Feirão Serasa Limpa Nome, que também ocorre em novembro.

 

Dívidas com pagamento em dia não são atendidas por esta iniciativa. Para estas situações, é recomendado procurar o banco diretamente para tentar uma renegociação preventiva.