Campanha Nacional avança com primeira mesa de negociação com Fenaban
Entre as reivindicações apresentadas pelo movimento sindical estão o aumento da contratação de trabalhadores PCDs, garantia de ascensão profissional, abono de faltas para tratamentos e acompanhamento de filhos com deficiência, além da implementação da jornada de quatro dias de trabalho por três de descanso.
Por Julia Portela
A primeira rodada de negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2026 aconteceu nesta quinta-feira (02/07), entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. Na mesa, foram debatidas cláusulas sociais consideradas estratégicas para a categoria, como inclusão de pessoas com deficiência, redução da jornada para a escala 4x3, teletrabalho, direito à desconexão e segurança bancária. O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Elder Perez, acompanhou as negociações e participou da reunião de avaliação realizada após o encontro.
Entre as reivindicações apresentadas pelo movimento sindical estão o aumento da contratação de trabalhadores PCDs, garantia de ascensão profissional, abono de faltas para tratamentos e acompanhamento de filhos com deficiência, além da implementação da jornada de quatro dias de trabalho por três de descanso. O Comando Nacional também reforçou a defesa do teletrabalho como direito conquistado pela categoria, cobrou a garantia do direito à desconexão e alertou para o avanço das fraudes digitais, defendendo mais investimentos em segurança e no atendimento presencial.
Essa primeira rodada foi positiva por manter todas as pautas abertas à negociação. Segundo Elder Perez, há possibilidade de avanços, embora alguns temas exijam mais tempo de construção. “A gente considera que, em todos esses temas, há possibilidade de avanço e de aprimoramento. Alguns vão demandar mais construção e amadurecimento, por isso é possível que nem todos sejam concluídos nesta campanha salarial. O importante é que nenhuma porta foi fechada para discussão”, afirmou.
A próxima rodada de negociação acontece na terça-feira (07/07) e terá como eixo central a defesa do emprego, pauta considerada estratégica para a categoria, especialmente nos bancos privados. Elder destacou que o tema dialoga diretamente com as demais reivindicações da campanha e reforçou a importância da mobilização. O Sindicato dos Bancários da Bahia orienta a categoria a acompanhar os canais oficiais para ficar por dentro das negociações e participará de um calendário de visitas às agências, fortalecendo o diálogo com a base e a organização da luta por mais direitos e valorização da categoria.


