Bancos barram crédito consignado ao aposentado

A iniciativa é vergonhosa e mostra novamente falta de responsabilidade social com o país

Em uma reação, no mínimo, vergonhosa, o cartel dos bancos privados suspendeu o empréstimo consignado aos aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após o governo Lula ter reduzido os juros da modalidade.  A correria se deu após o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) ter reduzido as taxas de 2,14% para 1,70%.


Entre os grandes do setor financeiro, Bradesco e Itaú suspenderam o consignado para os aposentados da Previdência Pública. Apesar de os principais bancos terem lucrado, juntos, R$ 96,2 bilhões, alta de 6,3% em relação a 2021, o argumento usado pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) é que as instituições “não terão condições financeiras de arcar com as despesas com a captação de clientes”, em função da redução de juros.

 
É evidente que os banqueiros não têm justificava plausível para acabar com o empréstimo consignado. Dinheiro nunca foi e nunca será o problema.  Enquanto lucram absurdamente, os bancos penalizam o bolso do povo com taxas e juros altíssimos e se eximem da responsabilidade.