Entidades unidas contra ataques à Previ

O juiz substituto da 1ª Vara Cível do Distrito Federal, Marcelo Gentil Monteiro, atendeu a pedido de um deputado para afastar o presidente da Previ, João Fukunaga. O movimento sindical repudia a decisão e considera política

O juiz substituto da 1ª Vara Cível do Distrito Federal, Marcelo Gentil Monteiro, atendeu a pedido de um deputado para afastar o presidente da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), João Fukunaga, do cargo. Diante da decisão, o movimento sindical divulgou nota de repúdio. 


Para entidades representativas, a decisão fere instâncias democraticamente instituídas como o Conselho Deliberativo do BB e a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país, que habilitaram João Fukunaga para exercer a função.


Vale lembrar que desde a indicação até a posse de Fukunaga, que atendeu às exigências previstas nos processos de elegibilidade tanto do Banco do Brasil, patrocinador do fundo de pensão, quanto da própria Previ, todos os ritos de governança foram respeitados. Ainda é um mais um ataque contra o movimento sindical. 


Além de funcionário de carreira do BB e associado do plano Previ Futuro, João Fukunaga possui histórico na luta pelos direitos dos trabalhadores nas entidades representativas. O movimento sindical considera a determinação pelo afastamento do dirigente absolutamente política e sem base técnica. 
 

Últimas notícias