Uso do cartão de crédito explode no Brasil

Sem alternativa, milhões de famílias tiveram de recorrer ao cartão de crédito para fazer compras básicas, como o mercado do mês. O uso do chamado dinheiro de plástico disparou. O crescimento foi de 30,9% entre 2019 e 2022

O ultraliberalismo imposto pelos governos Temer e Bolsonaro achatou os salários, elevou o desemprego e fez o custo de vida disparar, comprometendo a renda dos brasileiros. Sem alternativa, milhões de famílias tiveram de recorrer ao cartão de crédito para fazer compras básicas, como o mercado do mês.


Resultado. O uso do chamado dinheiro de plástico disparou. O crescimento foi de 30,9% entre 2019 e 2022, batendo a marca dos 84,7 milhões de usuários, segundo dados do Banco Central. A facilidade em adquirir cartões por meio dos bancos digitais também ajuda a explicar a elevação. O setor expandiu a base de clientes em 27,6 milhões no período analisado.  


Embora muitas vezes seja a única opção, o cidadão deve tomar cuidado ao usar o cartão de crédito, para não perder o controle dos gastos e não conseguir pagar a fatura total. Os bancos abusam dos juros cobrados para quem entra no rotativo e a dívida pode se tornar uma bola de neve sem fim.