Economia do Brasil volta a crescer no trimestre 

O cenário econômico do Brasil apresenta resultado positivo e o PIB, principal indicador da economia do país, cresceu 4% na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o mesmo período de 2022

Finalmente, o cenário econômico do Brasil vem apresentando resultado positivo. O PIB (Produto Interno Bruto), principal indicador da economia do país, cresceu 4% na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o mesmo período de 2022. 


De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente nos primeiros três meses deste ano, o crescimento foi de 1,9% - superando as projeções entre 1% e 1,5%. Em 12 meses, a produção nacional aumentou 3,3%. 
 

Na análise por setores econômicos, a agropecuário apresentou alta de 21,6%, alcançando o maior aumento trimestral no setor desde o fim de 1996. Outras áreas como serviço, o crescimento foi de 0,6% e houve estabilidade na indústria, com percentual de - 0,1%. 
 

Sobre o consumo das famílias brasileiras, o levantamento indica que variou 0,2% no trimestre. Na comparação com o mesmo período de 2022, a alta foi de 3,5%. Já no acumulado em 12 meses, cresceu 4,5%.