Bancários fazem Dia de Luta por cuidado à saúde mental

Movimento sindical realiza Dia Nacional de Luta com o tema A vida acima do Lucro, nesta terça-feira (12/09), como parte da campanha Menos Metas, Mais Saúde. Sindicato dos Bancários da Bahia participa das manifestações

O ambiente competitivo nos bancos preocupa e afeta diretamente a saúde. Em julho, consulta nacional revelou que mais de 40% dos trabalhadores do ramo financeiro usam remédios controlados. Outra constatação é que a pressão excessiva por metas tem como consequência preocupação constante, cansaço, desmotivação e crises de ansiedade e pânico. 


O cenário é preocupante e o movimento sindical realiza Dia Nacional de Luta com o tema A vida acima do Lucro, nesta terça-feira (12/09), como parte da campanha Menos Metas, Mais Saúde. O Sindicato dos Bancários da Bahia faz manifestação, às 9h, no BB Comércio. A intenção é destacar a importância do cuidado com a saúde mental e física.


Na oportunidade, serão distribuídos informativos sobre o adoecimento psíquico nos bancos. A categoria pena com esgotamento e exaustão, decorrentes da rotina de trabalho estressante.


Fatores como pressão constante para metas inatingíveis e assédio moral podem resultar em problemas físicos e psíquicos. A pressão diária para o bater metas termina, muitas vezes, no desenvolvimento de transtornos de Burnout, ansiedade, depressão e distimia, um tipo de depressão crônica, de moderada intensidade.