Brasil e Cuba em parceria para o desenvolvimento

O Brasil reforça laços de cooperação com Cuba em diversos setores. Durante visita do presidente Lula à ilha caribenha, foram assinados acordos abrangentes que visam impulsionar a troca de tecnologias e conhecimentos mútuos

Por Paulo Oliveira

O Brasil reforça laços de cooperação com Cuba em diversos setores. Durante visita do presidente Lula à ilha caribenha, foram assinados acordos abrangentes que visam impulsionar a troca de tecnologias e conhecimentos mútuos.


Na área da saúde, foi estabelecido um protocolo de cooperação abordando doenças crônicas, vacinas, biotecnologia e biodiversidade, com ênfase na produção de medicamentos inovadores, incluindo o NeuroEpo e a Eritropoietina. Além disto, um acordo sobre regulamentação sanitária facilitará a aprovação e comercialização de produtos médicos e vacinas.


Em Ciência e Tecnologia, um comitê bilateral será reativado com foco em biotecnologia, energias renováveis, segurança alimentar e outras áreas de cooperação científica e tecnológica.


No setor de desenvolvimento agrário, um programa de cooperação visa promover a troca de tecnologia em agricultura, pecuária, agroindústria e governança da terra.


Este foi o terceiro encontro entre os dois presidentes este ano. Também foi a primeira viagem oficial de um mandatário brasileiro ao país caribenho em nove anos. A última foi em 2014, com Dilma Rousseff.