Justas homenagens no Prêmio Alice Bottas

A premiação, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, leva o nome de uma pioneira no sindicalismo bancário.

Por Ney Sá

Na quinta-feira da próxima semana (21/03), a partir das 19h, o Sindicato promove a edição 2024 do Prêmio Alice Bottas, que todo ano homenageia oito mulheres destaques em diversas áreas de atuação. Em clima de festa, o evento acontece, pela primeira vez, na Casa Pia de São Joaquim, na Cidade Baixa.
 

A premiação, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, leva o nome de uma pioneira no sindicalismo bancário. Alice Bottas foi a primeira participação feminina na composição da diretoria que deu início ao Sindicato dos Bancários da Bahia, na década de 1934, quando a categoria era composta quase que exclusivamente por homens.
 

Sempre com foco na valorização e na tomada de consciência do papel que a mulher deve ocupar na sociedade, este ano serão feitas premiações para Marleide Moreira Nogueira (Ativismo Social), Tânia Toko (Cultura), Katia Branco (Bancária), Tarsilla Alvarindo (Comunicação), Cleuma Gonzalez dos Santos da Rocha (Esporte), Esmeralda Maria de Oliveira (Jurídico), Dolores Fernandez Fernandez (Saúde) e Rosa de Souza (Sindical).