Emprego marca reunião com o Bradesco

A principal preocupação da COE segue sendo o emprego e o fechamento de agências e postos avançados, o que tem deixado municípios sem qualquer ponto de atendimento.

Por Fabiana Pacheco


A COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Bradesco se reuniu nesta terça-feira (06/05) com representantes da direção do banco para discutir temas sensíveis como emprego, encerramento de unidades, diversidade, segmentação de clientes e condições de trabalho.

 

A principal preocupação da COE segue sendo o emprego e o fechamento de agências e postos avançados, o que tem deixado municípios sem qualquer ponto de atendimento. A medida prejudica o acesso da população aos serviços bancários e gera insegurança quanto à manutenção dos postos de trabalho.

 

O Bradesco alegou que está em um processo de recuperação e redimensionamento de estruturas, impulsionado pelo avanço tecnológico, e que apenas 2% das transações são feitas presencialmente. 

 

A nova segmentação de clientes pessoa física foi detalhada, dividindo-os em quatro faixas: Massificado, Prime, Principal e Private. De acordo com o banco, isso deve gerar 3.800 novas vagas, sendo 2 mil para gerência. Também no segmento empresarial, o banco reestruturou o atendimento, criando novas faixas conforme o faturamento das empresas, o que, segundo a direção, também abre oportunidades internas.

 

Outros temas abordados incluíram campanha de incentivo ao uso dos canais digitais, com denúncia de que caixas eletrônicos estariam sendo mantidos fora de operação em algumas regiões. O banco negou restrições ao saque em espécie e prometeu revisar os casos; reajuste do valor por quilômetro rodado para gerentes em visitas externas, cujo último foi em 2021; modalidade de empréstimo consignado com FGTS: o banco afirmou oferecer taxas médias abaixo do mercado, inclusive para funcionários; falta de registro de ponto para gerentes de relacionamento Empresas. 

 

Por fim, o Bradesco apresentou o programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, com foco em equidade de oportunidades e frentes específicas como gênero, raça, PCDs, LGBTQI+ e longevidade. O diretor do Sindicato Ronaldo Ornelas participou.