Bancos terão de avisar sobre débito automático 

Os bancos terão 30 dias para se adequar à determinação, a qual prevê que o débito só pode ser efetuado depois da comunicação prévia ao cliente. Caso não concorde, o titular da conta pode cancelar o desconto na instituição que originalmente solicitou a cobran

Por Ana Beatriz Leal

Diante do aumento das reclamações de débitos não autorizados, os bancos agora terão de avisar aos clientes sobre qualquer desconto imediato realizado por outra instituição financeira. A nova regra foi aprovada pelo Conselho de Autorregulação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). 
 

Os bancos terão 30 dias para se adequar à determinação, a qual prevê que o débito só pode ser efetuado depois da comunicação prévia ao cliente. Caso não concorde, o titular da conta pode cancelar o desconto na instituição que originalmente solicitou a cobrança.
 

A comunicação pode ser feita pelo aplicativo bancário, por mensagem de texto ou qualquer outro mecanismo que possa ser comprovado junto ao cliente.

 

As empresas devem enviar com até cinco dias de antecedência do débito e informar a instituição destinatária, o valor a ser descontado e o contato da central de atendimento ou procedimento para esclarecimentos.