Aprovada a proposta do ACT do Saúde Caixa
Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, que começou nesta terça-feira (11/11) e terminou na tarde desta quarta-feira (12/11), foi aprovada, com 61,84% dos votos, a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho específico do Saúde Caixa, que prevê, entre outras coisas, o reajuste zero nas mensalidades.
Por Ana Beatriz Leal
Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, que começou nesta terça-feira (11/11) e terminou na tarde desta quarta-feira (12/11), foi aprovada, com 61,84% dos votos, a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho específico do Saúde Caixa, que prevê, entre outras coisas, o reajuste zero nas mensalidades. Em nível nacional, 65,84% foram favoráveis ao acordo.
A proposta já foi aprovada em outras bases. Entre os pontos, mensalidade dos titulares permanece em 3,5% da remuneração; valor dos dependentes mantido em até R$ 480,00; somatório das mensalidades (titular e dependentes diretos) continuará limitado a 7% da remuneração; teto anual de coparticipação preservado em R$ 3.600,00 por grupo familiar; além de pacto intergeracional e mutualismo garantidos.
Importante dizer que a força da mobilização dos empregados fez com que o banco avançasse no acordo, embora ainda não seja o ideal. A primeira proposta, por exemplo, poderia elevar as mensalidades em até 71%, o que foi rejeitado na mesa de bate-pronto.
Agora, a luta continua pelo fim do teto de 6,5% no custeio do Saúde Caixa pela instituição financeira e a manutenção da contribuição da empresa no pós-aposentadoria para contratados após setembro de 2018.
RESULTADO DAS ASSEMBLEIAS
APROVAÇÃO
Alagoas
ABC
Jundiaí
Assis
Limeira
Araraquara
Catanduva
Presidente Prudente
Bragança Paulista
Taubate
Guarulhos
São Paulo
Vale do Ribeira
Roraima
Ceará
Pernambuco
Pelotas
Sergipe
Pará
Brasília
Taubaté
Paraíba
Rondônia
Porto Alegre
Barretos
Paraná
Bahia
Espírito Santo
REJEIÇÃO
BH
Até o momento
