BB investe em apoio para motoristas de app
O acordo prevê a instalação de estruturas físicas com banheiros, áreas de descanso, hidratação e recarga elétrica, itens básicos que hoje são negados a quem passa jornadas exaustivas nas ruas.
Por Julia Portela
Em meio ao avanço da precarização do trabalho por aplicativos, o Banco do Brasil, por meio da Fundação Banco do Brasil, firmou nesta terça-feira (24/03) parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República para a criação de pontos de apoio a entregadores. A medida surge como resposta a uma realidade marcada pela exploração, na qual trabalhadores seguem sem direitos, proteção ou condições mínimas de dignidade.
O acordo prevê a instalação de estruturas físicas com banheiros, áreas de descanso, hidratação e recarga elétrica, itens básicos que hoje são negados a quem passa jornadas exaustivas nas ruas. A previsão é de cerca de 100 unidades em todo o país, com investimento estimado em R$ 24 milhões, diante de um cenário em que plataformas digitais ampliam lucros enquanto transferem todos os custos para os trabalhadores.
A iniciativa evidencia uma contradição central: enquanto o modelo ultraliberal avança na desregulamentação e na retirada de direitos, cresce a necessidade de intervenção pública para garantir o mínimo. A chamada “modernização” do trabalho tem significado, na prática, mais informalidade, insegurança e ausência de garantias para quem depende dessas atividades para sobreviver.
A criação dos pontos de apoio é um passo importante, mas insuficiente diante da dimensão do problema. A realidade dos entregadores escancara a urgência de enfrentar o modelo de exploração imposto pelas plataformas, com regulação, direitos trabalhistas e políticas que coloquem a vida e a dignidade acima do lucro.
