Antidepressivo é o segundo medicamento mais utilizado por adultos
De um lado, o tabu que antes era comum quando se tratava de saúde mental, apresenta declínio. Por outro, o dado revela as consequências da era virtual voltada ao perfeccionismo.
Por Itana Oliveira
Levantamento realizado pela Funcional Health Tech apontou aumento de 12,4% no uso de antidepressivos entre adultos de 29 a 58 anos no Brasil. Os antidepressivos são o segundo tipo de medicamento mais utilizado na base de assistidos do Benefício Farmácia, ficando atrás apenas de antibióticos. Em contrapartida, o uso de ansiolíticos caiu 10,6%.
De um lado, o tabu que antes era comum quando se tratava de saúde mental, apresenta declínio. Por outro, o dado revela as consequências da era virtual voltada ao perfeccionismo. Segundo a pesquisa Digital 2024, o Brasil está entre os países com maior tempo de tela no mundo, com uma média de 9 horas e 32 minutos por dia, o que revela a influência dos meios digitais no cotidiano da população.
Outro estudo afirma que jovens que passam mais de três horas por dia em plataformas on-line têm 30% mais risco de apresentar quadros de depressão. Na idade adulta, na qual é esperado maior equilíbrio mental pelo amadurecimento do cérebro, os dados relacionados ao uso de remédio evidenciam um novo alerta, visto que, no Panorama da Saúde Mental 2024, a faixa etária demonstrava maiores índices de bem-estar.