Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

SÓ MALCRIAÇÃO
Exagero, a mídia chamar de tentativa de golpe os tumultos nos EUA contra a proclamação de Biden presidente. Apenas uma ridícula malcriação da extrema direita negacionista, apoiada por Trump. Sem a mínima chance de por em risco a democracia estadunidense. Os norte-americanos adoram dar golpes, mas nos países dos outros. No deles, nem pensar.  

 
DAR EXEMPLO
Agir com firmeza, evitar a impunidade, para que fatos semelhantes não voltem a acontecer. É com essa intenção que as elites políticas estadunidenses, incluindo democratas e republicanos, buscam uma forma legal para o impeachment sumário de Trump. Será ótimo para a democracia. O tempo é bem curto, pois a posse de Biden acontece dia 20.

 
UM AVISO
Que as “balbúrdias” provocadas pela extrema direita negacionista pró Trump sirvam de alerta aos agentes públicos e instituições responsáveis pela guarda da Constituição, principalmente o STF. Bolsonaro também não vai aceitar uma provável derrota em 2022. Com a diferença que a democracia brasileira é frágil e as elites têm tradição golpista.

 
PODE CRER
Duas verdades que circulam nas redes sociais sobre os tumultos no Capitólio. Primeira, de que a “tentativa de golpe” - longe disso - não vingou porque nos EUA não tem embaixada norte-americana para apoiar os golpistas. Segunda, que a polícia só não reprimiu violentamente porque se tratava de rebeldia branca. Sabedoria virtual.


QUEDA LIVRE
Um dos compromissos de Baleia Rossi com as esquerdas é, como presidente da Câmara, mobilizar deputados da oposição e governistas não negacionistas para manter o auxílio emergencial. Ótimo para o povo. Mas, como nada na vida é só positivo ou negativo, vai ajudar a segurar a rejeição de Bolsonaro. Segundo o PoderData, pulou de 46% para 52%.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE