Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

SOPRO
Mesmo sabendo que o Judiciário é o poder mais elitista, mais aristocrático, mais distante do povo, o cidadão se deixa levar por certo entusiasmo. Uma ponta de esperança de que a decisão do STF, por esmagadora maioria, de reafirmar a anulação das condenações de Lula na Lava Jato, seja o prenúncio de sopros democráticos sobre o obscurantismo bolsonarista.

 

ALVÍSSARAS
A derrota acachapante por 10x1 pela manutenção da CPI da Pandemia, o pavor de Bolsonaro - quem não deve não teme - mais os 8x3 pela legalidade na anulação das condenações de Lula na Lava Jato, além da liderança disparada do petista nas pesquisas, desenham uma correlação de forças favorável à resistência democrática. A melhor dos últimos seis anos.

 

ASSOMBRANDO
A rápida disparada de Lula na liderança da corrida presidencial está deixando em alvoroço não apenas a extrema direita, que vê ameaça concreta ao projeto de reeleição de Bolsonaro, mas também a direita perfumada, que não consegue assumir a hegemonia no campo conservador e não quer o retorno das forças progressistas ao poder central. 

 

DESESPERO
É bom ligar o alerta democrático. Vem chumbo grosso da extrema direita, desesperada diante das seguidas derrotas nos planos, institucional, com as últimas decisões do STF, e no político, com o avanço cada vez maior de Lula na vontade popular. As elites vão fazer de tudo para tentar torná-lo de novo inelegível. Atenção máxima.

 

INACEITÁVEL
Finalmente, qual é a do governo do Estado e da Prefeitura de Salvador? De que lado mesmo estão? Depois da liberação de shoppings, cultos e demais atividades, agora querem o retorno das aulas presenciais. No pior momento da pandemia. Atitudes que só agravam a crise sanitária e reforçam os argumentos bolsonaristas.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE