COLUNA SAQUE

Postado: 03/05/2022 - 15:53

CONSPIRAÇÃO
A declaração do vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), de considerar “normal” Bolsonaro, ministros e parlamentares governistas terem defendido a volta da ditadura e o fechamento do STF no 1º de Maio, confirma a conspiração golpista em andamento na extrema direita. O caso é gravíssimo. Em uma democracia séria estaria em apuros.

 

PROBLEMA
A inelegibilidade do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo STF, é o próximo artifício bolsonarista para agravar a crise institucional. O Supremo já reafirmou que, independentemente do perdão presidencial, ele não poderá ser candidato este ano. O plenário da corte promete reafirmar a decisão. A cassação do mandato deve ficar sob responsabilidade da Câmara.

 

DESAFIOS
O ex-ministro José Dirceu aponta alguns requisitos, um dos quais complicadíssimo, para Lula ampliar a possibilidade de vitória no 1º turno. Empatar com Bolsonaro em São Paulo, nas regiões Norte e Centro-Oeste, vencer por diferença de 3 milhões de votos em Minas, 1 milhão no Rio, reafirmar supremacia no Nordeste e, mais difícil, garantir o apoio de Ciro. 

 

TRABALHISTA
Lula chama atenção para um detalhe muito importante à esperança dos trabalhadores de revisão da reforma trabalhista. Trata-se de uma pretensão ousada e complexa, por mexer com os interesses do poder econômico, e para efetivá-la é preponderante eleger um Parlamento com maioria progressista. Claro, além de elegê-lo presidente, se possível no 1º turno.

 

REBORDOSA
Lavajatista empedernida, a jornalista Maria Beltrão, da GloboNews, continua a colecionar rebordosas na Internet desde a semana passada, quando quis aplicar a fake news de que a decisão da ONU ao considerar Lula vítima de perseguição política, não o tornava inocente. Os internautas lembram que ela é filha de Hélio Beltrão, ministro da ditadura que assinou o AI5.