Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

PREFERIDO
As duas pesquisas divulgadas na véspera do início oficial da campanha eleitoral, aberta hoje (16), reafirmam Lula com boa vantagem na corrida presidencial e deixam Bolsonaro mais desesperado. Na FSB-BTG ele subiu 4 pontos, soma 45% e os adversários juntos mesmo índice. No Ipec, antigo Ibope, vence no 1° turno por 44% a 41% dos demais. Preferência popular.

 

PREDISPOSIÇÃO
A tendência nas próximas pesquisas é Lula avançar ainda mais, como reflexo da Carta pela Democracia, que agregou importantes frações das elites ao esforço nacional contra as ameaças golpistas. O efeito é paulatino. FSB-BTG e Ipec já mostram avanços e o Datafolha, que sai na quinta-feira (18), deve dar sinais mais claros do estrago sobre a reeleição de Bolsonaro.

 

ABSOLUTO
Lula aparece na frente de Bolsonaro e demais candidatos desde a primeira pesquisa feita para a eleição presidencial do dia 2 de outubro próximo. Líder absoluto. Aliás, esta era a vontade do povo também em 2018, quando Moro o condenou sem provas para torná-lo inelegível e o STF referendou, ao arrepio da lei. Assim nascia o neofascismo bolsonarista.

 

HISTERIA
Embora tentem, sem sucesso, desqualificar as pesquisas, recorrendo a ataques, fake news e outros métodos de negação da realidade, no fundo Bolsonaro, os generais governistas, demais auxiliares e todo pessoal da campanha sabem muito bem que a reeleição está dificílima pela via democrática. Por isto, tanta histeria, ódio e ameaças golpistas.

 

OXALÁ
Empossado hoje na presidência do TSE, Alexandre de Moraes promete mais rigor na prevenção e combate aos crimes eleitorais, tipo as fake news, base da campanha de Bolsonaro em 2018 e agora, por confundirem o eleitorado e assim adulterarem a vontade popular. O novo presidente tem se mostrado firme, no STF, na defesa do Estado democrático de direito.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE