Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

MAIS ESTADO
O fracasso econômico, político e social do projeto neoliberal e, pior ainda, do ultraliberalismo, no mundo todo, a necessidade de novos paradigmas de governança e governabilidade nas tais democracias ocidentais burguesas, o que ficou bem evidente na pandemia, não deixam dúvida de que para cuidar das pessoas é preciso menos mercado e mais Estado. Pelo bem-estar.

 

COM CERTEZA
Coerente e oportuna, a afirmação de Lula: “Não vamos vender a cama para dormir no chão”. Vai direto para os abutres ultraliberais que cobram a retomada do programa de desestatização. Pelo contrário, o presidente foi eleito com o compromisso de rever as privatizações lesa-pátria feitas por Temer e Bolsonaro. Inclusive, já deveria ter começado.

 

MARCAR POSIÇÃO
É fundamental que o governo deixe bem claro para as elites, da forma mais contundente possível, em palavras e ações, que a agenda ultraliberal de Bolsonaro foi derrotada nas urnas. O povo escolheu a democracia social, comprometida com a redução das desigualdades, a superação da pobreza. A iniciativa privada tem valor, mas privatização não está em pauta.

 

MAIOR SUJEIRA
Desmoralização nunca vista para um ex-presidente na história republicana brasileira, a terceira condenação de Bolsonaro pelo TSE, em cinco meses, por crime eleitoral. Ele ainda será julgado por tentativa de golpe de Estado, apropriação indébita de joias, falsificação de carteira de vacinação, entre outros delitos. Com ficha criminal tão extensa, a prisão é inevitável.

 

NÃO COMBINAM
Judeus de esquerda divulgaram nota em defesa do padre Júlio Lancellotti que, por ter comparecido ao ato em defesa de Gaza, foi criticado pelo que chamaram de “sionistas de esquerda”. Duas palavras que se repelem. Não há como combinar sionismo, guiado pelo imperialismo, pelo belicismo, com a prática esquerdista, orientada pela solidariedade, fraternidade e humanidade.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE