Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

SIM, REALMENTE
Apesar de estar cedo para a eleição presidencial de 2026 e da incerteza do desempenho eleitoral da extrema direita, com as principais lideranças enrascadas na Justiça, o ex-ministro José Dirceu tem razão ao defender a reeleição de Lula. A atual conjuntura exige. Hoje, é o único nome capaz de liderar uma frente democrática para derrotar, de novo, o fascinazismo.

 

SÃO PRIMORDIAIS
Assim como aconteceu com a Covid, que perdeu a elevada letalidade com a vacina, mas permanece contaminando, o fascinazismo, hoje com o carimbo bolsonarista, apesar de rejeitado nas urnas em 2022, requer a continuidade de tratamento rigoroso para que a doença seja debelada de vez. Isto exige sólida unidade democrática e forte liderança política para aglutinar forças.

 

DEPENDE DA...
Se a Justiça for célere e firme na condenação e punição dos que planejaram golpe e promoveram os atos terroristas do 8 de janeiro, não apenas da maioria teleguiada, mas acima de tudo dos mentores e financiadores, dificilmente a extrema direita terá fôlego para chegar em 2026 com competitividade eleitoral. A inelegibilidade que puniu Bolsonaro deve alcançar muitos outros.

 

NO DESMANTELO
Na eleição municipal deste ano, o fascinazismo bolsonarista pode continuar infernizando, mas também dar xabu. Os crimes cometidos são diversos e pesados, vão desde conspirações contra a democracia até corrupção, passando por roubos e muito mais. Se as forças progressistas souberem explorar bem na campanha eleitoral, o desmantelo vem antes de 2026.

 

SÓ DELINQUÊNCIA
A confirmação, pela PF, de que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), na época dirigida pelo hoje deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), foi usada para espionar ministros do STF, governadores, parlamentares e outros adversários políticos, expõe o grau de delinquência do governo Bolsonaro. Atuava como se fosse uma organização criminosa. Inacreditável.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE