Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

CONTINUA ALTA
A nova taxa Selic, agora em 10,75%, ainda é alta para a economia brasileira, após mais de seis anos (2016-2022) paralisada pela agenda ultraliberal de Temer e Bolsonaro. É evidente a má vontade do BC, presidido pelo bolsonarista Campos Neto, em colaborar com a retomada do crescimento econômico. Independência do Banco Central só favorece o sistema financeiro.

 

BOICOTE, ÓBVIO
Quando a democracia social assumiu o poder central, em janeiro de 2023, com a posse de Lula, a Selic estava em 13,75%. Maravilha para o rentismo. E só foi cair em agosto, chegando a 13,25%. Hoje é de 10,75%. Quer dizer, em mais de 1 ano só reduziu 3 pontos percentuais, apesar da recuperação sólida da economia, que poderia estar bem melhor se a taxa estivesse menor.

 

FEITOS NOTÁVEIS
A realidade ressalta a grande diferença entre a democracia social e a agenda ultraliberal. Apesar das escaramuças da extrema direita, no Parlamento, na economia e na mídia, para tentar sabotar o governo, em apenas 1 ano dois feitos notáveis: a retirada do mapa da fome de mais de 13 milhões de brasileiros e a elevação para 11,7% da participação da massa salarial no PIB.

 

TANTO QUANTO
As imagens dos governadores bolsonaristas Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (UB), de Goiás, com Netanyahu, sorrindo, em claro apoio ao genocídio em Gaza, onde Israel já matou mais de 50 mil palestinos e agora impõe fome mortal, desenham fielmente o caráter da extrema direita nativa. Criminosa, tanto quanto.

 

CINISMO IMPERIAL
A hipocrisia do império viraliza na Internet em uma postagem destacando que os EUA negam ao Brasil a extradição do foragido Allan dos Santos, alegando liberdade de expressão, apesar de ele atentar contra a democracia, mas quer que Assange seja extraditado da Inglaterra por ter denunciado crimes pavorosos cometidos pelo Estado norte-americano no mundo. 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE