Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros 

 

BEM DÍSPARES
Os dois mais novos levantamentos sobre a eleição em São Paulo, completamente díspares, comprovam a necessidade de mudanças urgentes nos institutos de pesquisa no Brasil. No AtlasIntel, Boulos tem 29,2%, Marçal 25,4% e Nunes 22,9%, enquanto no Quaest Nunes aparece com 24%, Boulos 23% e Marçal 21%. Em qual acreditar? Há algo muito errado.


SOA ESTRANHO
Em Salvador, não há a menor dúvida de que o prefeito Bruno Reis (UB) é favorito à reeleição. Faz uma gestão pífia, mas tem a máquina da Prefeitura em mãos e este detalhe conta muito. Agora, não deixa de causar estranheza a liderança tão absoluta dele nas pesquisas, que ultimamente, na Bahia têm se mostrado na contramão das urnas. O tira-teima fica para domingo à noite.


UMA ABERRAÇÃO
Putin não é santinho, a Rússia não é nenhum exemplo de democracia popular ou liberal, mas não deixa de ser aberrante o presidente russo ser alvo de mandado de prisão do TPI (Tribunal Penal Internacional), enquanto Netanyahu, 1º ministro israelense, segue cometendo crimes contra a humanidade, agora, inclusive, repetindo no Líbano e genocídio de Gaza.


NOVA GOVERNANÇA
Se as invasões do Afeganistão e do Iraque já tinham confirmado a completa inutilidade da ONU na busca por um equilíbrio geopolítico global, a expansão da Otan no Leste europeu, motivo da guerra na Ucrânia, o genocídio dos palestinos pelo sionismo e agora os ataques de Israel no Líbano impõem uma nova governança internacional. Está degringolando.


AJUDA MEXICANA
Para a luta da democracia social contra a extrema direita, que cresceu muito no continente americano via figuras nefastas como Trump, Bolsonaro e Milei, a posse da nova presidenta do México, Claudia Sheinbaum, eleita com o apoio de López Obrador, é de fundamental importância. A evolução da civilidade exige a neutralização do fascinazismo, na América e no mundo.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE